Busca

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Assaltos a Bancos: Número chega a 94 na Bahia

O número de assaltos a agências bancárias na Bahia cresceu 78,3% em menos um ano. Em 2010, foram 60 registros em todo o Estado, 50 somente no interior. Neste ano, os dados assustam. Até hoje são 94 ataques. Todos bem sucedidos.Os assaltos são as principais ocorrências. No total 72. Mas, novas modalidades surgem a cada dia. As explosões a caixas eletrônicos na calada da noite, por exemplo, somam 22 registros.

Os clientes ainda têm de redobrar os cuidados quando precisa fazer um depósito. É que agora as quadrilhas especializadas pescam o dinheiro no terminal eletrônico. Sem falar nos casos de saidinha bancária, sempre crescentes. As ações mostram que é preciso investimento urgente em segurança bancária.
Em Salvador, duas leis foram sancionadas em julho para coibir os assaltos. Uma prevê a instalação imediata de biombos em todas as 270 agências da cidade. A outra, com prazo para cumprimento de 180 dias, estabelece a instalação de um sistema de segurança e monitoramento por câmaras nas partes interna e externa das unidades. Mas, até agora não se observa nenhuma mudança nas agências.
Vítimas
As principais vítimas das ações dos bandidos são os clientes, bancários e ainda os familiares, sujeitos a sequestros. Na Bahia, o último caso aconteceu na quinta-feira (21/10). Um gerente da Caixa Itabuna e a esposa foram seqüestrados. A mulher só foi liberada depois que o empregado efetuou saques nos terminais eletrônicos da agência.

[Sindicato dos Bancários]

Nenhum comentário:

Postar um comentário