O seminário foi aberto pelo corregedor do órgão Agnaldo Garcez, que destacou a importância do encontro e a comemoração da data, ressaltando que mais de 50 mil pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito. Logo em seguida, o Major Azevedo iniciou a palestra que teve como tema “ O que fazer para evitar acidentes depois de tudo que você já sabe?”, ressaltando que o intuito não é dar uma aula, e sim trazer para os condutores uma discussão propondo uma reflexão sobre o comportamento no trânsito e demonstrando que o fator humano é o principal responsável pelos acidentes.
O evento contou ainda com a participação da enfermeira Maione Oliveira Carvalho que ministrou palestra sobre “Saúde no Trânsito” mostrando as doenças laborais que os esforços repetitivos ou muitas horas de engarrafamento diariamente podem provocar. Ela demonstrou também como fazer exercícios e alongamentos que favorecem e previnem dores na coluna, joelho, tornozelo, ombro e pescoço, partes do corpo mais afetadas na prática da direção.
O encerramento ficou por conta do coordenador de Educação e Segurança para o Trânsito, Pedro Cardoso que se mostrou especialmente preocupado com a segurança do motociclista no trânsito. “A frota de motos em nosso estado tem aumentado significativamente e aliado a isso o número de acidentes. É preciso que os motociclistas tenham mais paciência, cautela e atenção no trânsito, lembrando-se sempre que, em uma colisão ele sempre será a parte mais atingida, devido à fragilidade e exposição do seu veículo”, destacou.
Todos os presentes do evento participaram com perguntas e trouxeram suas experiências pessoais para enriquecer ainda mais o seminário. “É de grande importância participar deste evento, tirar proveito de tudo que foi dito e colocar em prática o aprendizado. Todos os anos eu participo, porque mesmo não sendo motorista profissional, estou sujeita ao trânsito todos os dias e também convivo diariamente com os riscos”, disse a participante Clarice Ferreira.
Durante o evento foi servido coffee break para os participantes e sorteio de brindes, encerrando assim as atividades do seminário.
DETRAN-BA – Departamento Estadual de Trânsito da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário